Cadernos/volume1

De PoliGNU Wiki
Revisão de 19h35min de 22 de janeiro de 2012 por Hsvab (discussão | contribs) (Criou página com '==FUNDO== responsável: Diego ===apoios=== Escola Politécnica === parceiros=== CCSL mais algum? ===rodapé=== poli@gnu.org http://polignu.org/ ==CAPA== responsável: Diego ===…')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

FUNDO

responsável: Diego

apoios

Escola Politécnica

parceiros

CCSL mais algum?

rodapé

poli@gnu.org http://polignu.org/


CAPA

responsável: Diego

título

Caderno PoliGNU

subtítulo

Software e Cultura Livre

rodapé

volume 1


PÁGINA 1=

responsável: Jéssica

título

Bem rival e não rival

texto

PÁGINA 2=

responsável: Jéssica

título

O que é Software Livre?

texto

PÁGINA 3=

responsável: Haydée

título

Quais são a 4 liberdades?

texto

Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation: Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito; Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades; Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo; Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para as liberdades 1, 2 e 3. fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre


PÁGINA 4=

responsável: Moises

título

Cultura da colaboração

texto

PÁGINA 5=

responsável: Moises

título

Comunidade

texto

PÁGINA 6=

responsável: TCP

título

Gratuidade

texto

PÁGINA 7=

responsável: TCP

título

Mas como se sustenta o mercado do SL?

texto

PÁGINA 8=

responsável: Leo Leite

título

Casos de sucesso de Software Livre

texto

PÁGINA 9=

responsável: Haydée

título

Vantagens e desvantagens do Software Livre

texto

PÁGINA 10=

responsável: Leo Leite

título

Por onde começo a usar Software Livre?

texto

PÁGINA 11=

responsável: Haydée

título

Formas de colaboração

texto

PÁGINA 12=

responsável: Diego

título

Referências

texto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre http://br-linux.org/faq-softwarelivre/ softwarelivre.gov.br pt.wikipedia.org/FSF softwarelivre.org softwarelivre.net http://www4.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/tema-1/antigas%20temas/tema_179/materias/e-possivel-ganhar-dinheiro-com-software-livre http://www.softwarelivre.gov.br/publicacoes/cartilhaempdf/view http://www.slideshare.net/krikacz1/cartilha-software-livre http://wiki.dcc.ufba.br/PSL/CartilhaSL http://fma.if.usp.br/~rparra


PÁGINA 13=

responsável: Haydée

título

PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP

texto

O PoliGNU é um grupo formado por estudantes de diversos cursos da Escola Politécnica, bem como de outros cursos da USP, que se dedicam ao desenvolvimento e à divulgação de tecnologia, software e cultura livres, especialmente no que se relaciona à engenharia. O grupo já tem mais de três anos de existência e é aberto à participação de quaisquer interessados(as).

Promovemos diversas oficinas, de acordo com a demanda e disponibilidade de pessoas para dá-las. Em 2011, por exemplo, contamos com Python, Blogs, CSS, Expressões Regulares, HTML5, Raspagem de Dados, etc. Realizamos também bate-papos sobre temas atuais como "Hackers e Crackers", Java, Acessibilidade, Transparência, entre outros.

Além disso, promovemos atividades em parceria com outros grupos como o CCSL-IME (curso de LaTeX - um poderosa ferramenta de produção de texto). Temos também um projeto de desenvolvimento de uma ferramenta CAD (de desenho) livre, ou seja, com código fonte aberto, que pode receber contribuições e ser replicado.

Se algum destes temas lhe despertou qualquer interesse, nos procure. Se algum tema que lhe interessa não está aqui mas você gostaria de saber mais, contate-nos e sugira!

Temos um e-group, aberto aos(às) interessados(as): polignu@googlegroups.com Site: http://polignu.org/ Email de contato: poli@gnu.org

Contamos com você em 2012 para fazer da cultura universitária uma cultura livre!